Com a proposta de suprir a carência existente neste segmento na região, a Craisa, com intenção de otimizar as instalações de seu Mercado Atacadista e sua larga experiência na administração desse comércio, pretende atrair produtores e atacadistas do setor para a instalação de um Centro Atacadista de Flores, cujo modelo será definido pela equipe técnica em parceria com associações de produtores, cooperativas e atacadistas. A Craisa está segura de poder oferecer a esses empresários uma estrutura profissional de administração, comercialização e logística adequada, além de localização privilegiada e acesso fácil tanto às principais zonas produtoras quanto aos principais centros de consumo no Grande ABC e Baixada Santista.
O segmento de flores e plantas ornamentais na região se abastece atualmente de duas maneiras básicas, com fornecedores que entregam diretamente nos pontos de venda, as chamadas “ linhas “ , ou comprando no Entreposto Terminal da Ceagesp ou outros mercados como Campinas e Arujá. As “linhas” agregam valor atendendo seus clientes nos seus respectivos estabelecimentos comerciais, eliminando a necessidade de deslocamento, no entanto há um significativo aumento nos custos e diminui a possibilidade de escolha pelas mercadorias. O mercado de flores da Ceagesp, ainda hoje o local que mais comercializa plantas e flores no Brasil, traz também alguns inconvenientes como a sua distância da região, o tempo gasto nas compras e a necessidade de pagar por carregadores até seus veículos. Em ambos os casos há uma insatisfação generalizada dos agentes econômicos da região, pois a alta perecibilidade deste tipo de produto aliado às distâncias e aos intervalos entre as suas compras, muitas vezes reduzem a margem de lucro dos pequenos empresários a ponto de inviabilizar o negócio.
Para a resolução deste tipo de problemas, e vislumbrando uma oportunidade de negócio que irá gerar emprego e renda para nossa região, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de toda a Ceasa do Grande ABC, é que a equipe técnica da Supervisão de Abastecimento da Craisa traz a proposta de organização e integração dos elos da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais, concentrando um polo de comercialização dentro do nosso mercado atacadista.